terça-feira, 18 de maio de 2010

II Simpósio de Estudos Sobre Cultura: Linguagens e Abordagens no Campo da Performance - USP

Amanhã participarei do II Simpósio de Estudos Sobre Cultura: Linguagens e Abordagens no Campo da Performance, no departamento de história da Universidade de São Paulo. 
Já faz um tempo que venho pesquisando muito sobre a Performance Art, e espero construir um texto relevante a partir dos meus estudos e da participação neste Simpósio, e logo publicarei aqui!
Enquanto isso, conferimos do que irá tratar este Simpósio.

O II Simpósio de Estudos sobre Cultura: Linguagens e Abordagens no campo da Performance” tem como objetivo concretizar, sintetizar e aprofundar uma etapa das discussões desenvolvidas no grupo de estudos "Produção Cultural no Brasil". O grupo é interdisciplinar, composto por alunos de pós-graduação dos departamentos de História, Antropologia e Música da USP, e tem como proposta o estudo da cultura brasileira no século XX, abordando-a a partir de diversas linguagens, como literatura, música, dança e teatro. Com a proposta da realização de Simpósios anuais do grupo, buscamos contribuir para potencializar e ampliar os estudos nas áreas de conhecimento relacionadas à arte e à cultura brasileira. Neste evento temos como temática central a questão da Performance, que será abordada através de diferentes focos e perspectivas teóricas e metodológicas pelos pesquisadores do grupo, professores e artistas convidados. A justificativa da escolha deste tema partiu da constatação da importância fundamental desta questão em nossos trabalhos, quando tratamos de estudar a cultura. Finalmente, entendemos o Simpósio como um espaço potencialmente rico para que possamos refletir e aprofundar as diversas possibilidades de estudo e acepção da questão da performance nas pesquisas sobre cultura, configurando-se em um espaço de construção do conhecimento, de maneira dinâmica e integrada, entre alunos, pesquisadores, professores, artistas e o público participante.

Texto extraído do Site: www.fflch.usp.br


Serviço:
Quando: de 18 a 20 de maio de 2010
Onde: no Anfiteatro do departamento de História - USP