segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O que é Performance?

A Performance Artística é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que pode combinar teatro, música, poesia, vídeo, etc.


"A performance é antes de tudo uma expressão cênica: um quadro sendo exibido para uma platéia não caracteriza uma performance; alguém pintando esse quadro, ao vivo, já poderia caracterizá-la" (Renato Cohen)


A performance é característica da segunda metade do século XX, mas suas origens estão ligadas aos movimentos de Vanguarda do início do século passado.


Difere dos Happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolve necessariamente a participação dos espectadores. Em geral, segue um "roteiro" previamente definido, podendo ser reproduzida em outros momentos e locais.


Glossário:
O que é interdisciplinar?
É quando se misturam várias áreas do conhecimento. 


O que é movimento de Vanguarda?
É aquele movimento artístico que está à frente de seu tempo. Os movimentos de vanguarda que deram origem as performances , surgiram na Europa num momento de grande transformações e conflitos. Esses movimentos foram denominados: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.


O que é Happening?
São ações que são realizadas por artistas, como "acontecimentos", não são repetidas e nem ensaiadas. Esses happenings deram origem as performances, agora mais elaboradas, extremamente preparadas e pouco improvisadas, e que podem ser repetidas várias vezes.